Mais a visão se aprofunda,
mais estrelas se percebem,
na escuridão...

27 de outubro de 2019

Etilização


Ah! Aqueles comerciais...

Certamente respaldados por especialistas em neurolinguística, efeitos especiais, computação gráfica etc.

Estimulando o consumo, pela visão de pessoas:

·   Exibindo expressões alegremente aparvalhadas.

·   Atuando de forma pretensamente sensual.

·   Dizendo coisas supostamente inteligentes.

·   Imersas em cenários por vezes nonsense, eventualmente fazendo coisas "sofisticadas", "espertas", mirabolantes, idiotas, ou também nonsense.

·   Movimentando-se de maneiras inusitadas, simulacros de transtornos obsessivo-compulsivos, polineurites e ataxias de diversos graus.

Fidelizando "clientes", sob os bate-estacas de expressões pseudointeligentes, autoelogiosas, autoindulgentes, sugestivas, convidativas.

Esperando que você se torne dependente de álcool, mas dizendo escrupulosamente:

·   Beba com moderação.
·   Aprecie com moderação.
·   Beba com sabedoria.


Devem estar certos os criadores dessa ciência dedicada a entorpecer multidões:

·   A julgar pelos onipresentes e privilegiados pontos de exibição desses produtos, em todos os estabelecimentos em que a sua venda seja (ou não) permitida.

·   A julgar pelos carrinhos de supermercados, usualmente acomodando bebidas de variados tipos, ou, principalmente, lotados de feixes de latas de cerveja, amiúde acompanhados por mastodônticas peças de carne, pacotes de sal grosso e de carvão, sob os olhos ansiosos, sedentos e famintos de seus compradores.


Então, não deixe de se enturmar...

Sinta-se mais leve, mais alegre, mais desinibido.
Deixe de ser o "você real".
Torne-se "outro", um você em estado alterado.

Afinal, coração, alma, capacidades e sentidos perfeitos, recebidos de Deus, não lhe bastam para atingir leveza, alegria e desinibição espontâneas.

Convide amigos para visitá-lo.
Permita-lhes trazer as suas próprias bebidas.

Convide-se para visitá-los.
Leve as suas próprias bebidas.

Confraternizem, até que visitantes e visitados deixem de ser quem eram quando decidiram se encontrar, redundando naquele lastimável conclave de "outros" em estados alterados, sem conversas seqüentes, das quais sequer se lembrariam no dia seguinte, caso ocorressem.

Pouco importam a memória prejudicada, as deficiências cognitivas e limitações físicas que se acumulam inexoravelmente.

Pouco importam os "chatos" que se afastam gradualmente, por não suportarem despender vida, tempo e neurônios, em atividades e falatórios sem conteúdo.

Importa, sim, a expectativa pelos eventos das próximas semanas.
Se possível, mais de um evento por semana.

Você quer isto para si mesmo?


Bebedores contumazes...

·   Jamais admitem a dependência química, pois todos acreditam "beber apenas socialmente".

·   Geralmente, talvez inconscientemente, sentem-se incomodados, ou mesmo inferiorizados, em face da inteireza de pessoas responsavelmente sóbrias, estigmatizando-as, segregando-as, agindo subliminarmente para convencê-las de que "precisam" aderir aos hábitos da confraria, para serem aceitas como "pessoas normais".

·   Terminam por estabelecer vínculos mais amistosos e numerosos com outros bebedores contumazes, em detrimento até dos vínculos com familiares avessos à confraria.

·   Depreciam a própria imagem nas redes sociais, "curtindo" e compartilhando apologias e escárnios alusivos ao consumo de álcool.

·   Subestimam os seus interlocutores, ao considerá-los incapazes de perceber as suas frágeis tentativas de disfarçar e corrigir lapsos, irritando aqueles que esperavam interagir com alguém em estado normal.

·   Repetem ad nauseam estórias e "causos" já contados inúmeras vezes às mesmas pessoas.

·   Ao se desinibirem etilicamente, podem vir a manifestar facetas socialmente inibidas de suas personalidades, mostrando-se insensíveis, debochados, desrespeitosos, grosseiros, encrenqueiros, agressivos, inconseqüentes.

·   Via de regra, perturbam a paz dos seus vizinhos.

·   Tornam-se objetos de chacota para aqueles que fingem lhes dedicar apreço, e também presas fáceis para aproveitadores.

·   Sempre supõem "estar bem" para realizar quaisquer atividades, mesmo aquelas que possam causar danos a si mesmos e a outros seres vivos.

·   Infelizmente, contam com a complacência calhorda, ainda prevalente nos âmbitos social e jurídico.


Este texto...

Encerra a esperança de suscitar alguma reflexão séria.

Não foi escrito com a intenção de agradar.

Janeiro - Setembro 2019